Como plantar Rosa do Deserto

rosa-do-deserto desembarcou há poucos anos no Brasil, mas desde que chegou, vem reunindo um grande número de adoradores. Não é difícil encontrar na internet. Blogs, vídeos e fan-pages dedicados a compartilhar dicas de plantio e técnicas para modificar o formato do caule, a altura das raízes ou mesmo a cor das flores.
 

COMO DEVE SER PLANTADA E O MELHOR LOCAL PARA A ROSA-DO-DESERTO


Nativa da África e de vários países da Península Arábica, essa arvoreta chega a 4 metros de altura na natureza, mas variedades anãs são largamente vendidas no mundo todo, especialmente por quem cultiva bonsais. A planta precisa ficar num local onde bata sol por pelo menos 4 horas, caso contrário, não floresce. O vaso deve ser preparado com substrato muito arejado, já que o excesso de água nas raízes é o principal fator de morte da planta. Uma boa mistura é feita com 50% de areia grossa de jardim, 20% de terra, 20% de casca de pinus triturada e os 10% restantes de esterco.

Por ser planta de crescimento lento, a rosa-do-deserto pode custar mais de R$ 1.000,00. Drible esse problema comprando mudas jovens ou, melhor, plantando suas próprias sementes. Para isso, escolha um vaso plástico para servir de sementeira, coloque pedras no fundo e complete com uma mistura de 70% de areia de jardim, 20% de terra e 10% de carvão moído. Semelhantes a grãos lenhosos de arroz, as sementes precisam ser plantadas deitadas, com uma distância de 10 cm entre elas. Acrescente por cima uma camada de substrato peneirado, borrife bastante água, escorra o excesso da rega e cubra o vaso com saco plástico transparente, mantendo a sementeira em local ensolarado. Em 10 dias, as sementes começam a germinar. Quando as mudas estiverem com 5 a 6 pares de folhas, podem ser transferidas para vasos individuais.
 

Rosa-do-deserto usa a mesma técnica do bonsai para dar aparência de pequena árvore


rosa-do-deserto assim plantada costuma dar flor entre um e dois anos, mas, para conquistar aquele caule grosso e sinuoso que vemos em exemplares de exposição, você terá de "trabalhar" a planta periodicamente, como um bonsai. Isso inclui replantescorte de raízes e de brotações superiores e outros cuidados para evitar o surgimento de fungos. A cada dois anos, desenvase o torrão de raízes com cuidado, acrescente uns três dedos de substrato no vaso em que a planta estava e, então, volte o torrão ao lugar. O "degrau" que ficará na superfície do vaso deixa a terra alguns centímetros acima da borda e será eliminado com as regas, expondo, pouco a pouco, uns centímetros das raízes. Chamada "levantamento de raízes", essa técnica é usada pelos bonsaístas para deixar o conjunto mais escultural. Todo o manuseio deve ser feito com luvas, já que a seiva é tão tóxica que tribos africanas a usam como veneno em lanças e zarabatanas para caçar animais de grande porte.

Se esse cultivo mais intenso não é sua praia, prefira mudas jovens de caule bem formado e deixe que a planta cresça naturalmente. Afinal, linda ela já é.

Créditos: minhasplantas.com.br 

Sobre a loja

Rosa do Deserto Garden Center, especializada no cultivo e venda de produtos relacionados as Rosas do Deserto, Flor do Deserto. Despachamos para todo Brasil através dos correios. Sementes, mudas, enxertos, plantas jovens e adultas, ferramentas, adubos, fertilizantes, substratos, bandejas, kit´s de germinação e muito mais você encontra aqui. Despachamos para todo Brasil através dos correios. Possuímos um sítio (zona rual) localizado há 12 km do centro de Divinópolis, onde está montado nosso viveiro.

Pague com
  • PagHiper
  • PayPal
  • Depósito Bancário
Selos

Rosa do Deserto - Sérgio Adenium - CPF: 715.314.916-34 © Todos os direitos reservados. 2018